quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Orientações para Seminário


TRABALHO EM GRUPO – TEORIAS DE ENFERMAGEM

ORIENTAÇÕES GERAIS

· A bibliografia básica recomendada está disponibilizada nas pastas e na biblioteca da UEFS, as equipes podem complementar com outras inclusive pesquisadas na internet (citar site e data da pesquisa)

· A metodologia da apresentação dos trabalhos será livre, onde a equipe terá total liberdade para escolha, adequando ao tema;

· O horário estipulado (40 a 50 min) deverá ser respeitado pelas equipes, ao final de cada apresentação deverá ser realizada discussão e avaliação pela turma (20 min);

· Arrumação da sala ficará a cargo da equipe;

· Cada equipe deverá ter um coordenador, que apresentará por escrito o planejamento da atividade, apontando dificuldades e sugestões, bem como a participação dos membros;

· Os alunos poderão entrar em contato com as respectivas orientadoras, com horários a combinar (através de e-mail ou pessoalmente)

OBSERVAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

· Nome da teoria, informações sobre o autor e a época

· Abordagem central e aspectos específicos da teoria

· Aplicabilidade da teoria na prática através do Processo de Enfermagem

· Características enquanto teoria

· Referências Bibliográficas

O TRABALHO EM GRUPO VALERÁ

· A nota da Apresentação em sala será divulgada posteriormente e deverá ser somada à nota da II avaliação teórica.

OBS: Fazer uma análise crítica por escrito e entregar junto com a pasta, contendo:

· Facilidades e dificuldades durante todo o processo de trabalho

· Nº de reuniões e lista de presença

· Relação de outras bibliografias utilizadas durante todo o trabalho

· Sugestões

· Outras observações que o grupo achar necessário.

Marcar horário para orientação com a professora pessoalmente, por telefone (quando esta liberar para o grupo) ou via e-mail basesteoricas@gmail.com

PONTOS A SEREM OBSERVADOS

Planejamento do trabalho

Domínio do assunto

Seqüência lógica

Abordagens de pontos essenciais

Capacidade de síntese do tema

Consulta a outras referências

Linguagem clara e objetiva/tom de voz/postura

Conteúdo apresentado em função do tempo estipulado

Participação do grupo

Recurso áudio-visual/Escolha da metodologia

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

DEPATAMENTO DE SAÚDE /COLEGIADO DE ENFERMAGEM

DISCIPLINA: Bases Teóricas e Metodológicas para o Cuidar em Enfermagem

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO

  1. Utilização do recurso audiovisual
    • Atentar para a nitidez dos slides ou transparências.
    • A fonte das transparências e slides devem ser apresentadas em negrito em tamanho 16 ou 20.
    • Não apresentar transparências cheias (se optar pelas mesmas).
    • Organizar o material a ser utilizado na seqüência de sua apresentação para facilitar utilização deste durante a exposição.
    • Atentar para a qualidade do som, se optar por esse recurso.

  1. Postura na apresentação
    • Atentar para a adequação do vestuário (de preferência fazer uso do jaleco).
    • Evitar movimentos repetitivos.
    • Não virar as costas para o público alvo.
    • Não sentar na mesa.
    • Trabalhar o timbre de voz.
    • Não chupar balas ou mascar chiclete durante a apresentação.
    • Evitar “cacoetes”.

  1. Desempenho na apresentação
    • Apresentar o grupo responsável pelo seminário e fazer uma breve exposição da dinâmica de apresentação.
    • Ser clara(o) e objetiva(o).
    • Demonstrar domínio do conteúdo.
    • Atentar para o tempo de apresentação designado.
    • Controlar o tempo de cada apresentador.
    • Apresentar referência bibliográfica consultada.
    • Não esquecer de dar oportunidade para perguntas e respostas sobre o tema.

  1. Organização da sala
    • Determinar com antecedência todos os recursos que serão utilizados.
    • Arrumar a sala em tempo hábil, posicionando adequadamente os recursos a serem utilizados.
    • Testar os equipamentos com antecedência.
    • Estabelecer área a ser utilizada pelo o grupo e pelo público alvo.
    • Não permitir que o público entre na sala antes da arrumação da mesma.

  1. Sugestões:
    • Preparar pastas com resumo do conteúdo e folhas para anotações.
    • Confeccionar crachás de identificação.
    • Preparar uma atividade para avaliar a aprendizagem (Feedback).

Elaborado por: Eude Alves Barbosa, Profª. da Disciplina Bases Teóricas e Metodológicas

para o Cuidar em Enfermagem.